Cursos Sequenciais do IL (Espanhol, Inglês, LIBRAS e Português para estrangeiros) - 1o Semestre/2025

Cursos Sequenciais do IL

1o Semestre/2025 

O Instituto de Línguas da Universidade Federal de São Carlos (I.L./UFSCar), através das Coordenações das frentes de formação em línguas,
torna pública a oferta dos cursos de Espanhol, Inglês, LIBRAS e Português para Estrangeiros, para o 1o semestre de 2025.
Importante que os(as) interessados(as) leiam atentamente e por completo os detalhamentos desta oferta, expressos no texto a seguir,
antes de oficializarem o preenchimento do requerimento de inscrição.

1. Das Inscrições

1.1 para os cursos ofertados somente poderão pleitear uma vaga, as pessoas que atendam as condições abaixo:
-Apenas maiores de 18 anos;
-Na oferta dos cursos de Espanhol e Inglês somente os membros da comunidade interna da UFSCar* de todos os CAMPI (para os cursos ofertados na modalidade Remota - On Line; Modalidade Presencial apenas campus São Carlos) possuidores de conta de email @estudante.ufscar.br, ou @ufscar.br;
-Na oferta dos cursos de LIBRAS e Português para Estrangeiros além da comunidade interna da UFSCar, também poderão pleitear vaga
pessoas da comunidade externa da UFSCar**;
-Não poderão pleitear incrições, interessados(as) que fizeram a inscrição para o 2o semestre de 2024 e que foram considerados desistentes
(Não frequentaram o mínimo de 75% das aulas), sem a formalização de justificativa através do preenchimento do formulário eletrônico
denominado "Termo de Desistência" que esteve disponibilizado ao longo do 2o semestre letivo de 2024;

-Somente serão confirmadas as inscrições até o limite máximo estabelecido para cada uma das turmas ofertadas;

1.2 Abaixo as especificações das chamadas comunidade interna e externa da UFSCar:
*Comunidade interna da UFSCar são todas as pessoas que possuem vínculo com a Universidade - Alunos regularmente matriculados nos cursos
de graduação e pós graduação, Docentes e técnicos administrativos, possuidores de contas de email com extensão @estudante.ufscar.br e
@ufscar.br;
**Comunidade externa são todas as pessoas que NÃO têm vínculo com a UFSCar (inclui-se aqui alunos de ACIEPES (que não sejam alunos
vinculados à UFSCar) e alunos especiais de disciplinas de pós-graduação);

2. Do valor das inscrições e forma de pagamento

2.1 Para esta oferta do 1o semestre de 2025, compreendendo os cursos de Espanhol, Inglês e LIBRAS, não haverá
a cobrança de taxa de inscrição, ou seja os cursos são gratuítos tanto para a comunidade interna (no caso dos cursos de Espanhol, Inglês e LIBRAS) quanto externa (apenas no caso do curso de LIBRAS) da UFSCar.
2.2 Para esta oferta do 1o semestre de 2025, compreendendo especificamente o curso de Português para Estrangeiro, será cobrada a taxa de inscrição em pagamento único de R$ 220,00 (Duzentos e vinte Reais) para os inscritos pertencentes ao público externo da UFSCar. Para o público interno da UFSCar a inscrição é gratuita - A identificação do público interno da UFSCar será feita pela inscrição com apontamento de email institucional (@estudante.ufscar.br; ou @ufscar.br);
2.3 o pagamento da taxa de inscrição para o curso de Português para estrangeiro deverá ser feito através de boleto bancário gerado pela
plataforma de inscrição, na rede bancária, até no máximo no dia 21/05/2025. As inscrições de público externo que não realizarem o pagamento
serão consideradas canceladas.
2.3.1 Assim que realizado o pagamento, o(a) inscrito(a) deverá remeter o comprovante para o email: institutodelinguas@ufscar.br;

2.3.2 Para gerar o boleto para pagamento, o(a) interessado(a) deverá realizar a inscrição como: pessoa física, com a indicação do número do CPF e indicação de endereço completo no Brasil ( Rua/Av, número, Bairro, Cidade, Estado e CEP); Fora desta condição não será possível a emissão dos boletos para pagamento, portanto não serão formalizadas as inscrições;


3. Dos requerimentos de inscrições

3.1 Os requerimentos de inscrições são feitos exclusivamente por formulário eletrônico, através dos links disponibilizados nos textos
específicos de cada curso ofertado (ítem 8 deste edital);
3.2 É de responsabilidade do(a) interessado(a), o preenchimento por completo e corretamente das informações solicitadas no formulário
eletrônico de requerimento de inscrição;
3.3 Os formulários eletrônicos estarão disponíveis para o requerimento da inscrição em dois momentos a saber, conforme segue:
3.3.1 - Rematrículas: EXCLUSIVO para alunos(as) que cursaram e foram aprovados(as) nos cursos ofertados no 2o semestre de 2024
(Nota final igual ou superior a 6,0 e frequência mínima às aulas de 75%). Tentativas de inscrição fora desta condição, neste período,
serão CANCELADAS;
As rematrículas ocorrerão no período de 12/05/2025 até 14/05/2025;
3.3.2 - Novos requerimentos de matrículas: As vagas remanescentes por turma após o período exclusivo para as rematrículas (ítem 3.3.1)
serão disponibilizadas aos(as) interessados(as) em ocupá-las, guardadas as possibilidades previstas no ítem 1.1 deste edital,
limitado ao número de vagas disponível por turma;
Os novos requerimentos de matrícula estarão liberados no período de 19/05/2025 até 21/05/2025;
3.3.3 Ao requerer a inscrição os(as) interessados(as) deverão escolher o nível das turmas em que pleiteiam uma vaga (Básico, Intermediário, avançado,...etc), considerando seu próprio nível atual de conhecimento (auto avaliação de conhecimento). Não haverá teste de nivelamento.
3.3.4 Ao requerer a inscrição os(as) interessados(as) deverão observar atentamente os dias e horários propostos para as aulas, considerando
sua disponibilidade para cursar integralmente as aulas ofertadas. Não haverá troca de turmas para adequação do horário após o início
do período letivo do 1o semestre de 2025.
3.3.5 Ao requerer a inscrição os(as) interessados(as) deverão observar atentamente a forma de aplicação das aulas. Existem cursos ofertados
na modalidade remota (On Line) e outros na modalidade presencial, estes com aulas exclusivamente no campus UFSCar São Carlos.
3.3.6 O(a) Interessado(a) em cursar mais de um curso no mesmo semestre, deverá preencher o requerimento de inscrição distinto de cada
curso de interesse, através dos links disponibilizados nos textos específicos de cada curso ofertado (ítem 8 deste edital).
O preenchimento de um único requerimento não habilita a inscrição para outros cursos de interesse;
3.3.7 A relação final com as inscrições deferidas por turma será disponibilizada no site do IL em 26/05/2025;
3.3.8 Ao finalizar o cadastro de inscrição, o(a) interessado(a) declara estar ciente e ter completa aceitação dos termos deste edital;


4. Das desistências

4.1 Os(as) candidatos(as) oficialmente inscritos(as) que:
a) Não comparecerem à primeira aula, seja virtual ou presencial;
b) Optarem pela desistência às aulas ao longo do curso por quaisquer motivos;
Deverão preencher o Termo de Desistência, através do formulário eletrônico disponibilizado no site do IL, durante o período de 02/06/2025 até 31/07/2025, onde deverão esclarecer o motivo da desistência;
4.2 O não preenchimento do Termo de Desistência para os casos expressos no ítem 4.1 inviabiliza o eventual requerimento de inscrição
para o próximo período de cursos (2o semestre de 2025)

5. Da Avaliação; Frequência; e Certificado de conclusão

5.1 O aproveitamento do aluno será o resultado das avaliações processuais e de um produto final (por exemplo: avaliação oral individual;
seminário; entrega de trabalho escrito, ou audiovisual etc.) decidido por cada um dos(as) Docentes escalados para aplicação das
aulas/conteúdos em cada uma das turmas ofertadas.
5.2 É necessário uma nota final igual ou maior a 6,0 (seis), além da frequência mínima de 75% às aulas/atividades, para fazer jus ao
certificado de conclusão do curso.
5.3 A frequência será computada de acordo com a quantidade de atividades realizadas e a participação nas atividades síncronas.
5.4 Aos(as) alunos(as) aprovados(as), ou seja, que obtiveram nota igual ou superior a 6,0 e frequentaram pelo menos 75% das aulas,
será fornecido um certificado, que deverá ser remetido, após a finalização do lançamento das notas e frequências, aos respectivos emails cadastrados na inscrição;
5.5 Somente aos(as) alunos(as) considerados(as) aprovados(as) conforme ítem 5.4, será disponibilizada a possibilidade de continuidade
do curso em nível subsequente no próximo semestre ofertado, durante o período da rematrícula.

6. Aplicação Das aulas

6.1 As aulas terão início em 02/06/2025.

6.2 Para os cursos que oferecem as aulas no formato remoto (on Line), deverão ser observadas as seguintes plataformas:
-Atividades assíncronas: Google Classroom;
-Atividades síncronas: Google Meet
Os links de acesso serão enviados pelo(a) Docente responsável pela turma ao email que o(a) aluno(a) cadastrou no momento do
preenchimento do requerimento de inscrição, sendo de responsabilidade do(a) requerente o preenchimento correto do endereço de email,
bem como o devido acompanhamento das caixas de entrada e/ou span;
6.3 Os encontros síncronos pelo Meet NÃO poderão ser gravados, portanto NÃO serão disponibilizados;
6.4 As equipes das áreas poderão utilizar videoaulas e disponibilizá-las;
6.5 Para os cursos que oferecem as aulas no formato presencial, as aulas ocorrerão exclusivamente no campus UFSCar São Carlos.
A sala específica onde ocorrerão as aulas de cada turma, será informada ao email que o(a) aluno(a) cadastrou no momento do
preenchimento do requerimento de inscrição, sendo de responsabilidade do(a) requerente o preenchimento correto do endereço de email,
bem como o devido acompanhamento das caixas de entrada e/ou span;
6.6 Além das atividades que ocorrem no horário das aulas, os(as) Docentes poderão solicitar atividades extras aos(as) alunos(as)
como complementação do aprendizado (por exemplo: leituras, resolução de questões, desenvolvimento de textos, apresentações,...etc).
Essas atividades extras poderão compor a apuração da nota final bem como o cálculo da frequência às atividades propostas, complementando o ítem 5.1 deste edital;


7.Cronograma da oferta dos cursos

DATAS

ATIVIDADES PREVISTAS

12 a 14/05/2025

Rematrículas, SOMENTE para os participantes aprovados no 2o semestre de  2024 que queiram dar sequência aos estudos iniciados. Inscrições fora desta condição serão CANCELADAS

19 a 21/05/2025 

Novos requerimentos de Inscrições  (LIMITADOS ao número de vagas disponíveis por turma após o período de rematrículas)

26/05/2025

Divulgação da lista de inscritos/espera

02/06/2025

Início das Atividades/Aulas

02/06/2025 até 13/06/2025

Ajuste Pedagógico (Apenas adequações de nível de aprendizagem, por indicação do(a) Docente da turma)

até 15/08/2025

Prazo para término das atividades/aulas (As 32 horas de curso devem ser concluídas até esta data)

Até 31/08/2025

Prazo final para entrega das Notas e frequências pelos Docentes de cada turma. Cumprido este prazo se inicia a elaboração dos Certificados

 

08.Turmas Ofertadas:

8.1 Cada um dos cursos ofertados possui níveis e datas/horários distintos.
8.2 Abaixo, escolha o curso/língua de seu interesse, click no link correspondente onde você será direcionado(a) para outra página e acesse
as informações específicas sobre as turmas ofertadas (níveis, dias da semana, horários e quantidade de vagas por turma).
8.3 Na página específica de cada curso, após a leitura atenta e por completo do texto detalhando a oferta você poderá acessar os
LINKs de requerimento de matrícula correspondentes e respectivos Termos de Desistência. Esses LINKs o(a) levarão para a página
de inscrições. Após acessar o requerimento eletrônico de inscrição, preencha atentamente todos os dados solicitados.

Link: ESPANHOL
Apenas para o público interno a UFSCar, possuidor de email institucional - @estudante.ufscar.br, ou @ufscar.br)
Link: INGLÊS 
Apenas para o público interno a UFSCar, possuidor de email institucional - @estudante.ufscar.br, ou @ufscar.br)

Link: LIBRAS

Para os públicos interno e externo a UFSCar - Inscrições gratuítas

Link: PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS - PLE

Para os públicos interno e externo a UFSCar - Público interno gratuíto e público externo com taxa de inscrição